quarta-feira, 4 de março de 2009

Leia comigo! - Maria Madalena

.

Maria Madalena foi submetida a uma violência simbólica que roubou sua identidade, desconsiderando sua importância nas origens do cristianismo. Estigmatizada como a pecadora arrependida, a verdade de seu ser foi substituída por uma mentira que se fixou de forma tão nociva na tradição cristã, nos conscientes e nos inconscientes, que sua verdadeira essência se perdeu com o tempo. (p. 58)

Com o rebaixamento de Maria Madalena à condição de prostituta começou ao mesmo tempo a ascensão de Maria mãe de Jesus à categoria de santa. O modelo de uma amizade livremente assumida entre uma mulher e Jesus deu lugar ao modelo primitivo da maternidade biológica. (p. 67)

É Madalena quem descobre o túmulo vazio e recebe o anúncio pascal, quem primeiro proclama a boa-nova da ressurreição e primeiro se encontra com o Senhor ressuscitado. Ela teve um papel central, como um dos pilares da igreja cristã primitiva. Segundo os critérios citados em Atos 1.21-25 a autoridade de Madalena é a de uma 'testemunha da ressurreição' e apóstola. Em companhia das outras mulheres, mas com uma responsabilidade especial entre elas. (p. 69)

O teólogo medieval Abelardo (1079 - 1142) escreve em sua 7ª carta a Heloísa: 'Chamamos Maria Madalena apóstola dos apóstolos (apostolorum apostolam), da mesma forma como não hesitamos em chamá-la profetisa dos profetas. (p. 72)

Para adquirir a obra 'Maria Madalena - a mulher mais misteriosa do Novo Testamento', de Priscila C. Nagatomo, pela Editora Reflexão, ligue para 11 2478 5407 ou acesse o site www.editorareflexao.com.br

Nenhum comentário: