segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

O que preguei ontem

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Ontem, estive falando pela manhã na Igreja Batista de Vila Alpina, em São Paulo.

Não foi propriamente uma pregação, mas uma exposição sobre o livro 'Jesus é Deus?'

Abaixo, um breve esboço do que foi desenvolvido na palestra:

Jesus é Deus? – uma reflexão sobre a divindade de Cristo na História

INTRODUÇÃO À TRILOGIA

A divindade do Filho de Deus até o IV século

O Cristo medieval : de Agostinho à Idade Média tardia

do velho Jesus Histórico ao novo Jesus Histórico: séculos XIX, XX e XXI

Abordagem Histórica

1. O arianismo e suas origens

Ário, o presbítero

As convicções de Ário

Abordagem Histórica

2. Tentativas iniciais contra o arianismo

Alexandre, o bispo

Reações anteriores ao Concílio de Nicéia

Constantino, o imperador

Abordagem Histórica

3. O Concílio de Nicéia

Os preparativos para o Grande Encontro

Peculiaridades históricas do Concílio

As decisões do Concílio

Cremos em um só Deus, Pai onipotente, criador de todas as coisas visíveis e invisíveis; e em um só Senhor Jesus Cristo, o Filho de Deus, gerado pelo Pai, unigênito, isto é, da substância do Pai, Deus de Deus, Luz de Luz, Deus verdadeiro de Deus verdadeiro, gerado não feito, de uma só substância com o Pai, pelo qual foram feitas todas as coisas, as que estão no céu e as que estão na terra; o qual, por nós homens e por nossa salvação, desceu, se encarnou e se fez homem, e sofreu e ressuscitou ao terceiro dia, subiu ao céu, e novamente deve vir para julgar os vivos e os mortos; e no Espírito Santo.
E a quantos dizem: “Ele era quando não era”, e “Antes de nascer, Ele não era”, ou que “foi feito do não existente”, bem como a quantos alegam ser o Filho de Deus “de outra substância ou essência”, ou “feito”, ou “mutável”, ou “alterável” a todos estes a Igreja Católica e Apostólica anatematiza.

Abordagem Histórica

4. O arianismo após o Concílio

A relevância de Atanásio

A questão ariana após o Concílio – os povos bárbaros

O bispado de Atanásio e as definições subseqüentes

Abordagem Dogmática

5. As evidências pré-nicenas sobre a divindade do Logos

Justino Mártir

Irineu de Lião

Tertuliano

Orígenes

Eusébio de Cesaréia

Abordagem Dogmática

6. Sobre a divindade do Logos no Credo de Nicéia

Homoousios ou Homoiousios?

O Credo de Nicéia e o Credo Niceno-Constantinopolitano

Abordagem Dogmática

7. Sobre a divindade do Logos na obra de Atanásio

A Encarnação do Verbo

Abordagem Dogmática

8. Sobre a divindade do Logos na obra de Hilário de Poitiers

Breve história da vida e obra de Hilários de Poitiers

Tratado sobre a Santíssima Trindade

Abordagem Dogmática

9. A divindade do Logos segundo os Pais Capadócios

Basílio de Cesaréia

Gregório de Nazianzo

Gregório de Nissa

Abordagem Dogmática

10. Por que crer na divindade do Logos?

Evidências ou demonstrações bíblicas

As (ir)relevâncias do dogma

Divindade do Logos – soteriologia e libertação

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