quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Leia comigo! - Maria Madalena

.

"Nos últimos anos presenciamos o crescente interesse pelo ressurgimento histórico de Maria Madalena. Tanto a literatura quanto as produçoes cinematográficas polemizaram, sobretudo, a ligação amorosa de Maria Madalena com Jesus de Nazaré, o Cristo. As especulações sobre o envolvimento sexual entre Jesus e Madalena atormentaram as instituições religiosas cristãs, que reagiram apologeticamente numa tentativa de manter a divindade de Jesus, afastando-o das mulheres e principalmente de seu 'pecado natural' (Trecho do prefácio da professora e escritora Fernanda Lemos - UMESP)."

[Na história das origens do cristianismo] uma das personagens mais violentadas simbólica e historicamente foi Miriam de Mágdala, conhecida como Maria Madalena. Discípula de Cristo, apóstola dos apóstolos segundo os pais da igreja, essa líder da comunidade cristã primitiva teve sua identidade roubada e foi identificada e transformada na prostituta arrependida, apagando assim, sua atuação apostólica nos primórdios do cristianismo. (p. 26).

A proposta deste trabalho é, por meio da hermenêutica teológica feminista, libertar as mulheres de textos, estruturas, instituições e valores patriarcais. (p. 27).

O grupo liderado por Jesus, que pode ser considerado um grupo sectário do judaísmo do primeiro século, representava um movimento social e religiosamente dissidente, pois questionava as regras culturais de sua religião. (p. 30).

As mulheres estavam entre os mais notáveis missionários e líderes do movimento cristão primitivo. (p. 55).

Para adquirir a obra 'Maria Madalena - a mulher mais misteriosa do Novo Testamento', de Priscila C. Nagatomo, pela Editora Reflexão, ligue para 11 2478 5407 ou acesse o site www.editorareflexao.com.br

Nenhum comentário: