segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

Reflexão (27) - Dependência X Ansiedade


por Jefferson Ramalho

A ansiedade é uma das piores condições humanas. Conquanto ela possa fazer parte da vida, quando atinge um patamar de exagero, torna-se muito prejudicial. Ela pode causar perdas, angústias extremas, aflições incontroláveis, e dependendo do caso, não fica muito difícil de conduzir o indivíduo à esquizofrenia.

O pior de tudo é que a gente sabe que a ansiedade é uma condição absolutamente desnecessária. Por que ser ansioso, se tudo está no controle do Pai? Por que pressa, se Ele é dono do tempo? Por que querer que as coisas aconteçam hoje, se elas não podem e não vão acontecer hoje?

Na reflexão anterior falei sobre esperançar. Se somos pessoas cheias de esperanças, não há motivos para sermos ansiosos. A ansiedade mata. Mata a alma, mata os relacionamentos, mata os planos, mata o que estiver à sua frente. Sem piedade.

Hoje acordei com pouca ansiedade, mas quero até o final do dia estar 100% sem ansiedade. É fácil pregar, escrever e falar sobre esperança, calma, silêncio, tranqüilidade etc. O difícil é viver essas coisas quando a ansiedade toma conta da gente. Em todo caso, o ideal é depender.

Paulo Bregantim, amigo e irmão amado do Caminho da Graça em São Paulo falou sobre isso nos últimos dois domingos. Para vencer a ansiedade, é só se lembrar que somos dependentes. Dependentes da Graça, dependentes da Soberania do Pai, dependentes do Seu controle absoluto, dependentes da Sua vontade. Quando alimentamos isso em nossa consciência, a ansiedade é vencida. É isso que precisamos fazer. É isso que preciso fazer. É isso que vou fazer.

Que esta semana e nas que virão, tenhamos uma certeza ainda maior acerca da dependência que temos de Deus em Cristo. Que a ansiedade seja definitivamente eliminada dos nossos corações e que a Graça tome conta, de fato, das nossas almas.

na Graça,

Jefferson

Um comentário:

Gilvan Albuquerque disse...

Nossa esta reflexão é linda.