quarta-feira, 9 de janeiro de 2008

Reflexão (25) - A "teologia" do maltrapilho


por Jefferson Ramalho

Sou um homem existencialmente maltrapilho, inexplicavelmente alcançado pela Graça de Deus.

Os cristãos protestantes do Brasil que gostam de boas leituras, sabem que nos últimos anos tem sido publicada uma grande quantidade de obras a respeito de espiritualidade. Na verdade, em termos de conteúdo, é uma tentativa de resgate daquela espiritualidade clássica dos antigos monges do deserto.

Brennan Mainning, C.S. Lewis, Henri Nouwen, Philip Yancey, Richard Foster são apenas alguns destes pensadores recentemente publicados no Brasil. Alguns vivos, outros já no descanso eterno. Infelizmente sabemos que são poucos os cristãos que apreciam esse tipo de literatura.

A maioria, mal influenciada por seus líderes e pastores, bispos e apóstolos, são estimulados a ler aquilo que eu não conseguiria chamar de outra maneira a não ser de lixo literário dos evangélicos. São os "Bom dia, Espírito Santo" da vida. Todos publicados pela maioiria das editoras. Muitas delas, inclusive, são as mesmas que publicam os bons autores. Que paradoxo!

Na verdade, ao escrever estas linhas, minha intenção é apenas a de compartilhar acerca da influência positiva que a "teologia do evangelho maltrapilho" tem exercido na vida de tantos cristãos. Eu sou um deles. Publicados pela Editora Mundo Cristão, as obras de Brennan Mainning têm sido lançadas em pouquíssimo tempo, dada a qualidade literária e reflexiva do autor.

Mainning é provocativo e desafiador, rompe com muitos princípios e mostra que seu principal objetivo é o de evidenciar a Graça de Deus. Os pastores brasileiros durante décadas têm escondido a verdadeira e ao mesmo tempo misteriosa ternura da Graça de Deus. Graça é Graça. Não é o que estes neo-pelagianos têm apresentado ao povo evangélico, gerando com isso uma igreja cada vez mais doente e distante daquilo que o Mestre sempre ensinou.

Descanso, silêncio, tranqüilidade e paz são alguns dos termos que não existem nem de longe no vocabulário desses caras. Portanto, não como editor, pois assim eu convidaria você a ler livros da Editora Vida (rsrsrsrs), mas como um simples cristão alcançado pela Graça, convido você a conhecer a obra de Brennan Mainning. Tenho certeza que uma das coisas que você perceberá em meio a simplicidade desse autor, é que a Graça de Deus é algo absolutamente distinto desse negócio que está diante dos nossos olhos, chamado igreja evangélica brasileira.

Graça é Graça, ou seja, não precisa pagar nenhum preço, não há negociações, não tenho minha parte no negócio, Deus é o agente de tudo. Só tenho que obedecer palavras como aquela que diz: "Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará".

Abração a todos!

na Graça,

Jefferson


Um comentário:

Gilvan Albuquerque disse...

Depois que eu li o livro 'O Evangelho Maltrapilho' nunca mais fui o mesmo, passei a enxergar o evangelho com olhos graciosos, sob a ternura de quem descobre uma nova vida a ser vivida realmente. Seu texto diz muito. Pena que os "crentes" do nosso País não gostam de ler. E quando lêem ....