terça-feira, 8 de janeiro de 2008

Leia comigo (6) - Teologia sistemática no horizonte pós-moderno


Hoje começaremos a leitura do livro "Teologia sistemática no horizonte pós-moderno" do prof. Alessandro Rocha, que é pastor, mestre em Teologia Sistemática pelo Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil (RJ) e doutorando na mesma área pela PUC-RJ.



Conforme o próprio convite à leitura contido na quarta capa da obra, a preocupação fundamental deste estudo foi compreender a importância das mediações culturais no discurso teológico, sobretudo em seu aspecto dogmático. Para esse fim, o autor parte da filosofia, da antropologia e da fenomenologia numa dupla tarefa: evidenciar a tendência da teologia sistemática em herdar as tradições metafísicas e propor uma abordagem teológica que contemple as vivências da fé.

A proposta de Alessandro é a de que a teologia se distancie, por um momento, das vivências histórico-sociais e que seja dado espaço às mediações culturais como fator determinante para novas abordagens metodológicas.

Abaixo estão os fragmentos que selecionei da introdução do livro.

Boa leitura!

"Por percebermos que a teologia sistemática manualista vive um momento de esgotamento de sentido, em que a fé cristã se restringe à repetição dogmática de reflexões histórico-sociais do passado, vimos a necessidade de abordar criticamente a 'gestação' dos métodos e situá-los como construtos sociais."

"O unívoco, porém, só poderia ser afirmado com base em uma fonte fidedigna que transcendesse as realidades culturais (que são equívocas). Somente dessa forma seria possível afirmar uma resolução de abrangência universal. E a fonte fifedigna que a filosofia grega elaborou para afirmar a univocidade universal foi a metafísica."

"A teologia ... [abandonou] a equivocidade e a metáfora, [aproximando-se] gradativamente da univocidade e da metafísica."

"Diante desse discurso teológico, que potencializa, com base na metafísica, uma mediação cultural, cristalizando-a e transformando-a em norma de alcance e vigência universais, é imperioso que se afirme o distanciamento da teologia das vivências históricas e culturais."

"O primeiro capítulo, de caráter descritivo, versa sobre o processo de sublevação da metafísica 'em detrimento da metáfora na comunicação dos temas da fé cristã'."

"O segundo capítulo, que articula descrição e proposição, trata da 'ascensão, potencialização e evocação: processo de gestação da univocidade universalizante'."

"No último capítulo, buscamos a elaboração de uma abordagem metodológica que dê conta dos resultados obtidos. Assim, propomos uma 'afirmação do local como princípio de uma nova abordagem metodológica em teologia sistemática'."

"Desse modo, partindo da sensação incômoda da inadequação do discurso sistemático da manualística protestante às realidades do 'local', apresentamos uma proposição metodológica (ainda que embrionária), cujo propósito é reabilitar a multiplicidade discursiva das comunidades locais em suas mediações culturais."

Na próxima semana tem mais.

Compre este livro no link:
http://www.editoravida.com.br/loja/product_info.php?products_id=250

Amanhã teremos uma nova reflexão.

Abração!

na Graça, sempre!

Jefferson

Nenhum comentário: