quarta-feira, 26 de dezembro de 2007

Leia comigo (4) - Oração - ela faz alguma diferença?


Oração - ela faz alguma diferença?

Eu poderia transcrever aqui diversas passagens da quarta parte do livro de Philip Yancey, cuja chamada é "Dilemas da oração". Mas seria egoísmo não compartilhar na íntegra o que ele escreveu em um tópico do capítulo 19, cujo título é "A presença de Deus". Basta ler e nem é preciso tecer comentários.

No mesmo discurso da Última Ceia, em que Jesus nos legou sua paz, ele também prometeu uma dádiva muito maior: a presença de Deus, que viveria não em um céu distante, mas dentro de nós, em nossa alma. Ele prometeu-nos o Espírito Santo, e o próprio título escolhido por ele, Conselheiro (ou Consolador), indica um dos principais papéis do Espírito. O senso da presença de Deus pode aparecer e desaparecer. O crente, no entanto, pode confiar que Deus está presente, morando dentro dele: não precisa ser convocado lá de longe.

Vi provas da presença de Deus nos lugares mais inesperados. Durante nossa viagem ao Nepal, um fisioterapeuta providenciou para minha mulher e para mim uma visita ao Hospital Verdes Pastagens, especializado na reabilitação de leprosos. Caminhando ao longo de um corredor externo, notei num dos pátios um dos seres humanos mais horrendos que já vi. As mãos da mulher estavam envoltas em ataduras, e apareciam cotos onde a maioria das pessoas tem pés, e o rosto mostrava os piores estragos da cruel moléstia. O nariz desaparecera, de modo que, olhando para ela, eu podia ver o interior da cavidade nasal. Os olhos, manchados e cobertos com um tecido espesso, não permitiam a entrada da luz; era completamente cega. Cicatrizes cobriam partes da pele dos braços.

Visitamos uma unidade do hospital e voltamos por aquele mesmo corredor. Nesse ínterim, a criatura engatinhara através do pátio para a lateral da passagem, arrastando-se sobre o chão apoiada nos cotovelos e puxando o corpo como um animal ferido. Envergonha-me dizer que meu primeiro pensamento foi: É uma mendiga. Ela quer dinheiro. Janet, que trabalhou entre os indigentes, teve uma reação mais piedosa. Sem hesitar, curvou-se para a mulher e pôs-lhe um braço sobre os ombros. A velha repousou a cabeça no ombro de Janet e se pôs a cantar uma canção em nepali, uma melodia que todos imediatamente reconhecemos: “Jesus me ama, disso eu sei, pois a mesma Bíblia o diz”.

“Dahnmaya é um dos membros mais dedicados da igreja”, informou-nos o fisioterapeuta. “A maioria de nossos pacientes é composta de hindus, mas temos uma pequena capela, e Dahnmaya vem aqui sempre que a capela abre as portas. Ela é uma guerreira de oração. Adora saudar e dar as boas-vindas a todos os visitantes que vêm a Verdes Pastagens. Sem dúvida, ela nos ouviu quando passamos pelo corredor.”

Alguns meses mais tarde, soubemos que Dahnmaya havia morrido. Junto à minha escrivaninha guardo uma foto que tirei no momento em que ela estava cantando para Janet. Sempre que me sinto poluído pela cultura que me invade com sua obsessão pela notabilidade e pela beleza — uma cultura em que as pessoas pagam somas exorbitantes para diminuir o nariz ou levantar os seios a fim de atingir algum impossível ideal de beleza, enquanto 9 mil pessoas morrem de AIDS a cada dia, por falta de tratamento, e hospitais como o Verdes Pastagens vão se mantendo com as migalhas da caridade — pego essa foto. Vejo duas mulheres bonitas: minha mulher, sorrindo docemente, usando um traje nepalês de cores vivas comprado no dia anterior, abraçando uma velhinha que seria reprovada em qualquer teste de beleza jamais imaginado, exceto naquele que mais interessa. Na casca ora deformada daquele corpo, brilha a luz da presença de Deus. O Espírito Santo ali encontrou uma morada. (p. 338 a 340).

Na próxima semana tem mais. Amanhã, nova reflexão.

Abraços a todos.


na Graça,

Jefferson


Nenhum comentário: