quarta-feira, 26 de dezembro de 2007

Dica de cinema (1) - O amor nos tempos do cólera


Ainda esta semana assista "
O amor nos tempos do cólera". O diretor Mike Newell não foi totalmente fiel ao livro, é bem verdade, mas concentrou-se no que parece ser o ponto principal de toda adaptação bem-sucedida: o respeito à alma da história. Essa sim está lá todinha, com toda sua força e doçura.

Na trama, o jovem e carismático Fiorentino (vivido pelo espanhol Javier Bardem) se apaixona pela tímida Fermina (interpretada pela italiana Giovanna Mezzogiorno) em fins do século 19. Mesmo diante da negativa da moça, Fiorentino segue amando-a pelos 50 anos seguintes, sem nunca desistir de seu sonho de sua paixão.

Filmado na Colômbia, cenário da história original, o longa reúne um elenco multinacional. Além de Bardem e Mezzogiorno, também há nossa Fernanda Montenegro, sempre maravilhosa, e a colombiana Catalina Sandino Moreno (de “Maria cheia de graça”).

A aventura cinematográfica nos trópicos parece ter empolgado o diretor britânico, que carregou um pouco no melodrama em determinadas cenas, mas o saldo não chega a passar dos limites da elegância.

Também pode causar estranheza ver os personagens em plena Colômbia falando inglês fluentemente e com sotaque hispânico. Para os fãs de García Marquez, pode ser uma heresia, mas para os fãs de cinema, passa como um detalhe menor.

Informações extraídas do site: http://g1.globo.com/Noticias/Cinema/0,,MUL154684-7086,00.html

Abaixo, um trecho do filme. Vale a pena conferir:

Nenhum comentário: