sexta-feira, 23 de novembro de 2007

Reflexão (5) - A minha Graça te basta


A minha Graça te basta.
(II Coríntios 12.1-10).

por Jefferson Ramalho

Foi esta a resposta de Deus a Paulo. Este pedira três vezes ao SENHOR para que lhe retirasse o espinho que lhe incomodava na própria “carne”.

Há controvérsias no que se refere a definir que espinho era aquele. Alguns afirmam: era uma enfermidade como cegueira, talvez. Outros insistem: Eram as perseguições que os judeus praticavam contra seu ministério. Também há quem defenda: o espinho na carne de Paulo era uma tentação ao pecado que mais o atormentava na alma.

O fato é que não interessa qual era o espinho de Paulo. Isto não muda o teor da mensagem presente em todo o contexto da situação. A questão é: ele tinha um tormento posto espiritualmente em sua existência, que acima de tudo lhe fora acometido para que o orgulho não prevalecesse em sua mente e a arrogância não tomasse conta de seu coração.

É importante saber que para perceber a GRAÇA de Deus, é necessário conhecer as principais-próprias fraquezas. Sempre foi assim. Quando o SENHOR responde: “a minha GRAÇA te basta, pois o MEU poder vai sempre se aperfeiçoar em sua fraqueza”, ELE está simplesmente dizendo: muitas vezes é preciso você sentir na própria pele o quanto é frágil, para jamais se esquecer do quanto é dependente de MIM.

Assim é conosco. Não peçamos mais ao SENHOR para que nossos “espinhos” sejam arrancados. Antes, peçamos a ELE: Pai, se possível, afasta de mim este cálice/espinho, todavia, não seja como eu quero, mas como TU queres, pois a SUA vontade, por mais que doa em minha frágil humanidade, sempre será boa, perfeita e agradável, isto é, sempre será o que o SENHOR tem de melhor para mim. Assim é o SENHOR. Todo MISTÉRIO, Imperceptível, Enigmático, não teologizável, Absconditus, Escondido, Totalmente Outro, Soberano e Indefinível.

É ELE quem diz: TODAS AS COISAS (até aquelas que mais nos afligem) COOPERAM PARA O BEM (ainda que para nossas limitadas mentes, pareçam ruins), DAQUELES QUE AMAM A DEUS.

Um final de semana de Graça e na Graça,

Jefferson

Nenhum comentário: