sábado, 12 de dezembro de 2009

Reflexão (62) - Religião, Cristianismo e Caminho! Mais um semestre se vai!

por Jefferson Ramalho

A Religião, o Cristianismo e o Caminho! Estas são três grandezas que fazem parte da minha existência nos últimos meses. Parece haver muito conflito entre uma e outra, porém, consigo lidar com tais "distinções" com muita tranquilidade.

Durante a semana, precisamente de manhã e à tarde, tenho concentrado minha mente no estudo da religião e das religiões, de maneira geral, enquanto faço meu mestrado em Ciências da Religião, na PUC-SP. Ali, tenho aprendido coisas muito novas pra mim que, sempre dediquei-me integralmente aos estudos da teologia e da história do cristianismo.

Quero registrar publicamente meu agradecimento e sentimento de carinho pelos quatro professores com os quais tive o privilégio de conviver de agosto a dezembro deste ano. Zeca, nossa professora de Sociologia da Religião; Frank Usarski, mestre e amigo que trabalhou com a disciplina Introdução à Pesquisa em Ciências da Religião I; João Décio Passos, professor de Introdução à Pesquisa em Ciências da Religião II, cujas aulas nos mostraram qual o caminho que devemos seguir para que nossas pesquisas sejam desenvolvidas com coerência e propriedade; e Pedro Lima Vasconcellos, que além de mestre e orientador, já representa pra mim uma pessoa tão dedicada às letras e à humildade, que é impossível conhecê-lo e não ver em sua vida um grande exemplo de ser humano! Um obrigado especial a você, Pedro!

Todas às noites deste semestre e sábados ao final da tarde, dediquei-me a fazer aquilo que mais amo nesta vida. Compartilhar um pouco daquilo que já - concomitantemente aprendendo - com aqueles que tive a honra de ter como alunos. Com vocês todos, do Betel Brasileiro São Bento, da Facetheos, do IBBC Saúde, Betel Brasileiro Santo André e Faculdade de Teologia Comunidade Carisma, pude desfrutar de momentos ímpares em minha vida como professor de diferentes disciplinas: História do Cristianismo, História das Religiões, Cristologia, Evangelhos e Judaísmo. Foi um prazer enorme! Quem sabe em 2010, 2011, 2012 ... a gente não se encontra novamente? Eu ficarei muito feliz se isso acontecer! Com vocês eu preservo em meu coração as principais razões que fazem de mim um ser humano que tenta ser um cristão de verdade.

Finalmente, como não mencionar meus queridos e queridas caminhantes de Osasco. Aqueles que me fazem, aos domingos pela manhã, me esquecer um pouco - sem deixar de lembrar - da correria de toda semana e, simplesmente, tentar descansar na Graça. Foi, tem sido e continuará sendo muito bom pra minha alma poder estar com vocês aos domingos pela manhã nos nossos encontros devocionais, nada religiosos e repletos de graça, comunhão e paz! Que em 2010 possamos continuar nossa releitura do livro de Atos dos Apóstolos e continuarmos, juntos, aprendendo tantas coisas lindas que temos aprendido através da releitura desse livro das Escrituras. É assim que entendo na prática o que é permanecer no Caminho!

Deixo aqui meu grande beijo a cada uma e a cada um, sem exceção!

na Graça,
Jefferson

Nenhum comentário: