domingo, 17 de maio de 2009

Como foi nosso 1º Café com Graça, em Osasco

.

Gente querida e amada,

Nesse domingo (17 de maio), tivemos a alegria de nos reunirmos no primeiro encontro da estação do Caminho da Graça, em Osasco, onde nos veremos regularmente a partir de junho, todos os domingos, das 10h às 12h, no espaço da Faculdade de Cultura e Ensino Teológico de Osasco, na qual sou professor desde 2006.

Foi uma experiência muito satisfatória estar ali com amigos e gente que não tem outra pretensão neste mundo a não ser a de ser gente, assim como Jesus foi gente. A diferença, porém, está no fato de que ele, Jesus, é o Caminho, nós somos apenas os caminhantes.

O que mais nos alimenta espiritualmente é o fato de sabermos que, mesmo sendo tão errantes, pecadores, devassos, repletos de erros, nós continuamos sendo amados e generosamente permitidos por Ele a fazermos parte dessa caminhada de Graça e na Graça.

Ele nos libertou do império das trevas, e para nós que estamos e ficaremos no Caminho, que é Ele e não uma organização humana, fomos também libertos de impérios governados por pastores corruptos e interessados em nosso dinheiro.

Quando tive, no encontro, alguns instantes para convidar aos amados que ali estavam para permanecermos com a iniciativa do Caminho da Graça em Osasco, não me contive e falei sobre uma experiência vivida há poucos dias. Vi pastores críticos da teologia da prosperidade afirmarem que Deus não está no controle de nada, pois se tivesse, não existiria violência, miséria, fome, corrupção e tantas outras maldades.

Quando ouvi tal frase, não deixei de concordar com a coerência da afirmação, porém, não sem murmurar, dizendo: tanto concordo que se Deus estivesse no controle, muitos pastores não ficariam tão ricos às custas de suas ovelhas - e não me refiro aos pregadores da prosperidade. Estes, nós já sabemos, são safados, mesmo.

Gosto das provocações do meu amigo, mestre e conselheiro Ricardo Bitun, que além de pastor e teólogo, é um sociólogo de altíssima competência. Foi a ele que dediquei a publicação do meu livro, pois sua influência e participação em minha vida e formação acadêmica é fortíssima.

Ele sempre pergunta: "Por que esses caras que criticam os teólogos da prosperidade - e não devem parar de criticar - vivem como se acreditassem nessa teologia?" É verdade!!! Ele tem razão!!!

Sobre a arte de discursar, cheguei à conclusão, é uma das maiores ferramentas da manipulação, e isso é estratégico! Eu critico a teologia da prosperidade, e mesmo assim, não deixo de ser beneficiado às custas dos outros. Eles pensarão: "Esse cara é sério. Pra ele, vale a pena contribuir"

Enfim, foi assim no Caminho. Não posso deixar de mencionar a presença de minha amada e linda namorada, Aline Grasiele, que veio diretamente de sua cidade mineira, Contagem, para estar comigo e participar desse primeiro encontro. E isso ela fez por iniciativa própria, por entender e ser sensível ao quanto seria importante para mim tê-la ao meu lado nesse momento, em especial, embora seja sempre maravilhoso tê-la comigo, em qualquer lugar ou circunstância, sempre, porque a amo, até o fim!

Sobre o próximo encontro da estação do Caminho da Graça em Osasco, será no dia 7 de junho, das 10h às 12h, e iniciaremos uma iniciativa de releitura do livro de Atos dos Apóstolos. Vamos repensar muitas coisas a partir desta experiência. Identificaremos as mensagens, as sacadas, os conflitos, os problemas textuais, as contradições, os significados históricos e os espirituais do livro.

Espero por você que possa e queira estar conosco iniciando esta releitura (des)compromissada do livro de Atos.

Um forte e carinhoso abraço!

na Graça,
Jefferson

Nenhum comentário: