sexta-feira, 18 de julho de 2008

Reflexão (44) - A semente do futuro



por Levi Corrêa de Araújo

"Plante de manhã a sua semente, e mesmo ao entardecer não deixe as suas mãos ficarem à toa, pois você não sabe o que acontecerá, se esta ou aquela produzirá, ou se as duas serão igualmente boas." Eclesiastes 11.6


O texto do Rei e Sábio Salomão pode ser usado para aqueles encontros prozac muito característicos entre as equipes de vendas, mas essa dica de saber também pode ser usada sem tanta overdose por grupos políticos em tempos de eleições ou entre qualquer time que diante de um grande desafio precise de motivação e superação.

Entretanto, a metáfora usada traz símbolos simples como a plantação, sementes e serviço perseverante e extenuante, o que contrasta totalmente com o nosso mundo corporativo que tem na rapidez, no pragmatismo frio e na esperteza mutiladora uma espécie de indivisível tríade característica de quem é reconhecidamente uma pessoa bem sucedida.

No tempo deste importante botânico da antiguidade ainda não existiam as atuais tecnologias de aceleração de germinação de sementes. Naquele tempo se dava tempo ao tempo, a vida e a sabedoria. Plantar, cuidar da terra e esperar o brotar é o melhor modelo para aqueles que desejam frutificar em lugar de produzir.

Falo de um produzir que é sinônimo de uma linha de montagem tirana tão bem retratada pelo profeta Charles Chaplin em seu clássico Tempos Modernos, sim falo de um jeito adoecido e adoecedor de produzir requerido nas contemporâneas senzalas high tech onde as pessoas não passam de mais um produto no panteão tecnológico.

Creio em um frutificar de um desenvolvimento que é humano, social, ambiental e econômico, exatamente nesta ordem, pois só assim nós teremos um desenvolvimento econômico humano e inclusivo. Por isso que nos meus tempos de germinação no Projeto Cidade Futuro – Agenda do Milênio nós andávamos com sementes nas mãos insistindo com as pessoas que ainda é possível prestar atenção na terra, afofando-a com as próprias mãos e fecundando-a com a semente dos nossos sonhos.


Nenhum comentário: