segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Reflexão (65) - Isso é Soberania de Deus?








por Jefferson Ramalho

O que dirão agora aqueles que defendem a existência de um DEUS SOBERANO, controlador de todas as coisas? Que ELE promoveu mais uma desgraça sobre suas criaturas desobedientes e rebeldes?

Demorei para escrever algo a respeito do que ocorreu no Haiti com todos aqueles nossos irmãos. Sim, irmãos! Para sermos irmãos não precisamos professar a mesma fé religiosa. Aliás, religião é uma das principais irrelevâncias diante do que aconteceu e ainda continua acontecendo. Sim, porque agora se reflete a fome, o desespero, a violência, a dor, a lágrima, o grito!

Li um texto de um amigo querido há poucos minutos. Muito bem escrito e muito bem intencionado, porém, puxa vida! Será que dá pra gente se esquecer de Deus só um pouquinho? Ele não tem absolutamente nada a ver com aquilo tudo. A missão de Jesus, sim, esta deixou ensinamentos sublimes que precisam ser colocados em prática nesta hora. Mas não apenas de Jesus; de Buda, de Confúcio, de Francisco de Assis, de Gandi, de tantos outros. E o que menos importa nesta hora é o que o sagrado, o divino, o transcendente, o seja lá qual for o nome tem a ver com isso tudo.

Tem crentes, claro, dizendo que os haitianos sofreram e estão sofrendo por causa da prática do Vodu. Se for assim, Deus teria que promover desgraças atrás de desgraças todos os dias para castigar os seres humanos por suas práticas de maldade. Eu mesmo, teria que morrer agora, o teto da minha casa teria que cair sobre minha cabeça por todos os males que eu penso, sinto, falo e pratico. Mas não é assim que funciona. Não se trata de uma relação de causa e efeito! Há muito tempo já se sabe que não é assim. Só que os crentes insistem nessa conversa. Mas, curiosamente, poupam os seus pastores das garras deste suposto Deus, soberano e vingativo. Certamente porque os seus pastores sejam santos demais!

Outros, mais abertos à reflexão, falam da graça, da bondade, do amor, da misericórdia, do Deus que se surpreende diante de terremotos e tsunamis, do Deus que se relaciona de igual pra igual com os humanos. Pois é, amigas e amigos! Eu também gosto de um Deus assim, e creio num Deus assim! Porém, não é hora pra pensar nEle, nem hora de tentar construir explicações acerca do que Ele tem ou não tem a ver com a recente desgraça no Haiti.

Não fale nele! Não diga que ele é soberano! Isso não é soberania porcaria nenhuma! Do mesmo modo, não fale de um Deus relacional e assustado com a desgraça humana! Por favor, não fale dele nem com ele. Não ore! Não peça pelos haitianos. Deus, soberano ou não, relacional ou não, já sabe de tudo! E sabe quem precisa! Você não precisa pedir a ele ou lembrá-lo de qualquer coisa! Ele não é soberano? Então! Esqueça-o por um dia, pelo menos, por favor! E lembre-se de quem precisa ser lembrado. Tenho certeza que numa hora dessas, Deus prefira que vc se lembre muito mais de um haitiano. E sabe como? Em oração? Claro que não! Oração não mata a fome de ninguém!

Sabe o que você e eu precisamos fazer? Pararmos de gastar dinheiro a toa, pararmos de dar dinheiro para a igreja (eu já parei há muito tempo), pararmos de comprar porcarias - tem muita coisa que se torna porcaria numa hora dessas, sabia? - e depositarmos o valor que nos for possível em uma das contas abaixo:

Embaixada do Haiti no Brasil
Banco do Brasil
Agência 1606-3
Conta corrente 91.000-7
CNPJ 04170237/0001-71

Cruz Vermelha
HSBC
Agência 1276
Conta corrente 14526-84
CNPJ é 04359688/0001-51

Viva Rio
Banco do Brasil
Agência 1769-8
Conta corrente 5113-6
CNPJ 00343941/0001-28

Care Internacional Brasil
Banco Real-Santander
Agência 0373
Conta corrente 5756365-0
CNPJ 04180646/0001-59

Pastoral da Criança
HSBC
Agência 0058
Conta Corrente 12.345-53
CNPJ 00.975.471/0001-15

Sabe o que você vai receber em troca por ter feito isso? Nada, graças a Deus! Aqui, também, não há barganhas a fazer, mas responsabilidades a cumprir!

Por isso, faça!

na Graça,
Jefferson

As imagens foram obtidas no site: www.uol.com.br

4 comentários:

Unknown disse...

Oi Jefferson. Muito bacana esta reflexão. Nesses momentos de tantas desgraças pelo mundo afora, é hora de nos questionarmos a respeito da imagem que temos de Deus. Acredito sim no Deus infinitamente misericordioso, mas não intervencionista, pois não interfere na ordem natural que ele mesmo criou. É hora de perceber a ação de Deus através da ação das pessoas e acima de tudo acreditar que Deus não envia as desgraças, não precisa mandar sofrimentos para nos salvar, afinal ele mesmo se solidarizou conosco pelo mistério da encarnação. Acredito que Deus, o Deus de amor sim, está aí no meio dessa tragédia toda, suscitando em nossos corações a caridade e a solidariedade com nossos irmãos sofredores.
Abraços e paz!

AMO ENFERMAGEM disse...

Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a destra da minha justiça.
Eis que, envergonhados e confundidos serão todos os que se indignaram contra ti; tornar-se-ão em nada, e os que contenderem contigo, perecerão.
Buscá-los-ás, porém não os acharás; os que pelejarem contigo, tornar-se-ão em nada, e como coisa que não é nada, os que guerrearem contigo.
Porque eu, o SENHOR teu Deus, te tomo pela tua mão direita; e te digo: Não temas, eu te ajudo.
Não temas, tu verme de Jacó, povozinho de Israel; eu te ajudo, diz o SENHOR, e o teu redentor é o Santo de Israel.
Eis que farei de ti um trilho novo, que tem dentes agudos; os montes trilharás e moerás; e os outeiros tornarás como a pragana.
Tu os padejarás e o vento os levará, e o redemoinho os espalhará; mas tu te alegrarás no SENHOR e te gloriarás no Santo de Israel.
Os aflitos e necessitados buscam águas, e não há, e a sua língua se seca de sede; eu o SENHOR os ouvirei, eu, o Deus de Israel não os desampararei.
Abrirei rios em lugares altos, e fontes no meio dos vales; tornarei o deserto em lagos de águas, e a terra seca em mananciais de água.
Plantarei no deserto o cedro, a acácia, e a murta, e a oliveira; porei no ermo juntamente a faia, o pinheiro e o álamo.
Para que todos vejam, e saibam, e considerem, e juntamente entendam que a mão do SENHOR fez isto, e o Santo de Israel o criou.
Apresentai a vossa demanda, diz o SENHOR; trazei as vossas firmes razões, diz o Rei de Jacó.
Tragam e anunciem-nos as coisas que hão de acontecer; anunciai-nos as coisas passadas, para que atentemos para elas, e saibamos o fim delas; ou fazei-nos ouvir as coisas futuras.
Anunciai-nos as coisas que ainda hão de vir, para que saibamos que sois deuses; ou fazei bem, ou fazei mal, para que nos assombremos, e juntamente o vejamos.
Eis que sois menos do que nada e a vossa obra é menos do que nada; abominação é quem vos escolhe.
Suscitei a um do norte, e ele há de vir; desde o nascimento do sol invocará o meu nome; e virá sobre os príncipes, como sobre o lodo e, como o oleiro pisa o barro, os pisará.
Quem anunciou isto desde o princípio, para que o possamos saber, ou desde antes, para que digamos: Justo é? Porém não há quem anuncie, nem tampouco quem manifeste, nem tampouco quem ouça as vossas palavras.
Eu sou o que primeiro direi a Sião: Eis que ali estão; e a Jerusalém darei um anunciador de boas novas.
E quando olhei, não havia ninguém; nem mesmo entre estes, conselheiro algum havia a quem perguntasse ou que me respondesse palavra.

ISAIAS :41
emora vc seja cetico a tudo que diz respeito a palavra de Deus que este texto possa faze-lo ao menos refletir um pouco sobre o que em seu contexto e texto diz respeito a soberania de DEus!!

Marcio Alves disse...

Amigo Jefferson, que mais profunda e significativa consciência é este seu texto!!!

Estou lendo ele depois que li o do Leonardo Boff, mas concordo plenamente, ao invés de ficarmos orando, numa espécie de um “empurrãozinho” á Deus, como se Ele fosse insensível, e precisasse de que orássemos para Ele poder agir, devemos nós arregaçar as magas e lutarmos a favor da vida, e não ficar entorpecido esperando que Ele venha do céu para ajudar.

Não! Não é responsabilidade de Deus, matar a fome dos famintos, lutar por igualdade e justiça, mas antes, é nossa responsabilidade!!

O mundo foi entregue em nossas mãos, portanto, devemos levantar e começar agir.
Pois Deus está nos doentes, injustiçados, sofredores e pobres, que clamam por ajuda, e nós, devemos ouvir o clamor de Deus pela humanidade, e trabalharmos com dignidade e responsabilidade!!!

Abraços e continuemos no caminho da vida em pró da vida!!!!

Marcio Alves disse...

Já ia quase me esquecendo.....soberania de Deus é a temática de minha recente postagem, vai lá e deixa a sua brilhante opinião, para enriquecer ainda mais a temática!!!

O link é: http://outroevangelho.blogspot.com/2010/02/deus-nao-e-soberano.html

Abraços