quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Intolerância, Fundamentalismo e Inquisição


Queridos e Queridas,

Acabo de receber uma ameaça por e-mail. Tudo porque me manifestei contra uma opinião "sem cabimentos" que me foi direcionada ainda ontem. O responsável se sentiu agredido e começou com seus insultos ao meu trabalho e às minhas opiniões. Indiretamente, foram insultos à minha própria pessoa.

Como homem, respondi a cada comentário desse cidadão que se identifica como evangélico e defensor da sã doutrina cristã. Como se não bastassem os insultos que me direcionara na resposta anterior, ele começou com as ameaças. Abaixo, na íntegra, seguem os e-mails:

**************************************************

Segundo Dave Hunt, a Bíblia diz duas coisas sobre o anticristo: que ele unirá o mundo inteiro (1) política e (2) religiosamente. De fato, esta profetizado especificamente que “adorá-lo-ão” (a besta, o anticristo) todos os que habitam sobre a terra” (AP. 13.8). [1]

A identidade do Anticristo tem sido debatida e investigada por milhares de pesquisadores ao redor do mundo. Depois de intermináveis especulações sugerindo presidentes como John F. Kennedy, Franklin Roosevelt, Ronald Reagan e George W. Bush, atualmente circula nos meios de comunicação – em especial na Internet – uma teoria conspiratória segundo a qual Barack Obama seria o Anticristo. Para dar apoio a essa teoria, usa-se desde o fato que Obama nasceu em uma ilha – em uma alusão a besta que sobe do mar (AP. 13.1) -, que ele defende a universalização da fé e uma Nova Era de paz para o mundo. De fato, em sua posse como quadragésimo presidente dos EUA, em uma declaração histórica em frente ao Congresso Nacional, Obama disse que os americanos têm como dever conduzir o mundo a uma Nova Era de paz. Quando de sua passagem pela Europa, ao discursar sobre as diferenças entre os EUA e a UE, Obama fez a seguinte declaração:

“... sim têm existido diferenças entre os EUA e a Europa, e não temos dúvidas que teremos diferenças no futuro, mas as responsabilidades de uma cidadania global continuamente nos matem unidos. Uma mudança na liderança em Washington não deixará de lado essa responsabilidade.”

Ao fazer referência à cidadania global e ao fato de que “uma mudança na liderança em Washington não deixará de lado essa responsabilidade”, nos coloca em alerta. Para os que são doutos no assunto, a expressão “cidadania global” é um termo muito comum entre os adeptos da Nova Era e refere-se a “quebra das barreiras internacionais”, “o fim das fronteiras” e a “união de todos os povos em uma só irmandade universal”. Uma vez que Obama não “deixara de lado essa responsabilidade” – de conduzir à humanidade a uma Nova Era de paz e unidade internacional – sugere que o seu governo é uma continuação da política de domínio mundial intensificada a partir do 11 de Setembro.

Ao se dirigir a um grupo de crentes nos Estados Unidos, Barack Obama falou sobre a laicidade do estado no seu governo e sua forma de interpretação de algumas verdades bíblicas. A filmagem produzida durante o evento foi postada na Internet e tornou-se, segundo Jamierson Oliveira, o motivo principal de uma avalanche de acusações e insinuações sobre o que ele representa religiosa e escatologicamente falando. [2]

Mesmo que Barack Obama não é o Anticristo, e que tudo isso não passa de teorias conspiratórias, devemos ficar em alerta e observar o desenrolar dos acontecimentos mundiais.

Referências Bibliográficas

1. Hitler, o Quase Anticristo, Dave Hunt, pág.9

2. Jamierson Oliveira, http://jamiersonoliveira.blogspot.com/

**************************************************

MINHA PRIMEIRA RESPOSTA

Meus caros amigos,

Não é a primeira vez que recebo esta infantil informação de que Obama seja o Anticristo.

Me desculpe, com todo respeito, isso é coisa de evangélico sem o que fazer e que precisa, o tempo todo, encontrar respostas bíblicas para tudo.

São esses os que acreditam na trindade e em mais um deus: a Bíblia. Isso mesmo! A Bíblia é a Nossa Senhora dos Evangélicos.

Na minha opinião, se Obama for o Anticristo, Bush (Filho) foi o próprio Satã.

Vcs não percebem que a intolerância com que supostos muçulmanos, aqueles radicais, derrubaram as torres gêmeas, é a mesma intolerância que fez com que os estadosunidenses chefiados por Bush fossem até o Afeganistão e até o Iraque, jogarem milhares de bombas na cabeça de gente inocente para capturarem dois homens? Lembrando, inclusive, que somente um foi capturado!

Será que é tão difícil assim perceber que o Apocalipse não fala de outro tempo da história que não seja o tempo do Império Romano do 1º século?

Essa necessidade doente e medrosa que os evangélicos têm de afirmar que o Apocalipse refere-se ao fim dos tempos, na minha opinião, só demonstra o quanto tais crentes alimentam dentro de si (embora não assumam) um medo terrível de morrer. O crente evangélico tem medo de morrer, porque não sabe se aquilo no que ele diz crer, de fato é a verdade. E crente evangélico tem tanto medo de morrer, porque não quer morrer, mas quer ser arrebatado. Quer que Jesus volte antes de sua morte. Isso não é outra coisa, senão medo da morte!

É o mesmo medo carregado de incerteza da própria eternidade, já que firmam a eternidade em seus próprio feitos, como os fariseus faziam ao acreditarem em sua justiça própria. O sacrifício do Cordeiro já não é mais suficiente, pois para essa mentalidade evangélica que de evangélica conforme o Evangelho nada tem, o que garante a eternidade do crente são seus próprios feitos, seus próprios atos, suas santificações etc.

Não conseguem interpretar a afirmação "a salvação está em Cristo" como de fato ela diz, ou seja, que a salvação está e pertence em/a Cristo, e não ao ser humano falível, corrupto, limitado... Não conseguem interpretar o "sede santos como eu sou santo" senão dizendo que tal frase é um convite de Deus à prática da santificação autonomamente capaz, como se isso fosse possível ao ser humano; sendo que, Deus, ao dizer: "sede santos, como eu sou santo" não diz outra coisa senão: "aceite a condição de santo que eu, por Graça e Misericórdia posso ver em vc, apesar de vc ser quem vc é enquanto ser humano pecador".

Enfim....é revoltante! O crente evangélico se perde de tempo em tempo nessas neuroses de descobrir quem é o capeta, quem é o anticristo, quem é o satã etc etc etc.................enquanto deveria dar seu tempo em favor dos pobres, dos humildes, dos famintos, aos que Jesus disse: quando vcs fizerem por eles, a mim estarão fazendo! O crente evangélico não tem senso de responsabilidade com o próximo! Reduz fraternidade a nada!

Fico com ânsia todas as vezes que recebo e-mails com essas conversinhas fiadas acerca do fim dos tempos. Coisa de gente com tempo!

na Graça,
Jefferson

**************************************************

Caro Jefferson

Sem querer subir o tom da discussão, nós não somos "evangélicos desocupados" como vc supostamente quis fazer entender, mas comprometidos com as Escrituras Sagradas e a defesa da fé cristã.

Fazemos parte de um instituto idôneo e com formação religiosa e acadêmica séria.

Quanto ao nosso artigo sobre o Obama, caso vc não tenha percebido, nós não defendemos que ele é o Anticristo ou coisa qualquer, mas procuramos transmitir uma teoria que esta sendo divulgada no mundo inteiro.

Você deve ser muito ingênuo ao ponto de pensar que o Apocalipse refere-se ao período do Império Romano, pois todas as profecias referentes ao fins dos tempos estão se cumprindo diante dos nossos olhos.

Sinceramente não sei quem é você e porque você realiza encontros sobre religião quando não parece acreditar em nada. Talvez tenha sido por isso que vc não respondeu a nossa solicitação de entrevista. Uma atitude muito medíocre da sua parte, com o perdão da expressão.

Você realmente acredita na santidade do governo norteamericano? Já parou para olhar a nota de um dólar, conhece a história dos Illuminati e sua relação com a Skull And Bones, sabe do envolvimento da família Busch com a Caveira e Ossos?

Parece-me muita ingenuidade pensar que os "fanáticos muçulmanos" derrubaram as duas torres gêmeas bem debaixo do nariz da Casa Branca, sem que nenhuma agência de inteligência ou serviço secreto soubesse de nada. Meu amigo, pare de apenas olhar para os fatos, entenda-os nas entrelinhas, o governo americano sabia da possibilidade de um atentado e deixou que acontecesse para poder invadir o Iraque e o Afeganistão com interesses financeiros e militares.

Não lhe parece meio peculiar com o que fará o Anticristo? Não estamos dizendo que Obama ou qualquer outro sanguinário americano seja o Anticristo, mas que eles têm uma ponta do nariz nos acontecimentos mundiais não tenha dúvida.

O CIDADÃO NÃO ASSINA O PRÓPRIO TEXTO, MAS SEU NOME É Johnny Torralbo Bernardo.

**************************************************

MINHA SEGUNDA RESPOSTA

Caro Johny,

Os comentários seguem abaixo de cada afirmação. Em vermelho, claro! :)

O maior problema é que estes que se dizem comprometidos com a Sagrada, Inerrante, Infalível e Inspirada Escritura, são na verdade comprometidos com o texto enquanto texto e não com o que o texto pede pra vida. São, portanto, os que menos cumprem - ou nada cumprem - o que a tal Sacra Escritura ensina a fazer para com os excluídos. Defesa da fé? Ainda existe isso? E o pluralismo religioso? Não deve ser considerado? Esse é o problema! Fundamentalistas pensam que somente eles existem!

Acadêmica? Desde quando a preocupação em fazer apologética pode ser considerado labor acadêmico?

Eu pecebi, sim, que vcs não compartilham dessa idéia tosca. E essa idéiazinha não está sendo divulgada no mundo inteiro, mas entre os evangélicos, apenas. Esse tipo de besteiras é típico do povo evangélico! Vamos ver qual será a próxima.

Aé? Me aponte quais profecias do Apocalipse estão se cumprindo! Vc não conhece a hermenêutica moderna, Johnny? Já leu Schleiemacher, Gadamer, Ricouer, Diltay, Derrida, Bultmann entre outros? Se não, por favor, leia primeiro, tente entendê-los, aí depois conversamos a respeito de uma interpretação coerente, séria, autenticamente acadêmica - não apologética disfarçada de acadêmica. Aí voltamos a conversar sobre o assunto "Apocalipse".

Meu caro...os encontros que realizo, independem da minha fé, da minha espiritualidade. São encontros sobre religião, não encontros religiosos. Estes, eu realizo com aqueles que compartilham da mesma maneira que eu de ler a Escritura e interpretá-la para o chão da vida, sem INGÊNUAS e ARROGANTES posturas apologéticas.

Eu não acredito na santidade de governo algum, muito menos o dos E.U.A. E saber da história da família Busch é algo que, sinceramente, não me interessa. No máximo, o que procuro saber, tem a ver com questões políticas. Nada além disso. Illuminati, muito menos! Os únicos sobre os quais ouvi falar são os que o autor do Anjos e Demônios inventou (rsrsrs) e ganhou muita grana com essa histórinha. Por que das perguntas? O Apocalipse fala deles? Nas linhas ou nas entrelinhas? (rsrsrsrsrs)

Amigo! Isso é óbvio! Desde de 2001, quem não sabe disso? Isso tb tem relação com o Apocalipse? O autor do Apocalipse - que não foi João, claro - sabia que em 2001 d.C. aconteceria um ataque "terrorista" ou algo do tipo?

O anticristo, na minha opinião, Johnny, é o próprio Cristianismo institucionalizado. Nietzsche estava corretíssimo. Vc já o leu? Ou vc é um crente que evita tais leituras filosóficas? Acredito que não. Por favor, não me decepcione.

O cristianismo é o maior transgressor dos ensinamentos de Cristo. Leia, por favor, meu texto "Cristo é o caminho, o cristianismo é o desvio". Encontra-se em meu blog: jeffersonramalho.blogspot.com

Obrigado!

Cordialmente,
Jefferson

**************************************************

COMEÇARAM AS AMEAÇAS

Esta é a última vez que me dirijo ao senhor. Não te conheço, mas pelo seu blog e sua foto vc parece ser uma pessoa muito difícil de se conviver, acha que é a melhor fatia do bolo. Somente esclarecendo o prometido, já providenciamos um artigo sobre o senhor para ser publicado em três jornais impressos do Rio de Janeiro, Minas e São Paulo, além de sites e mais de mil e-mails que temos em nosso cadastro irá receber a informação. Nada de ataque pessoal ou a sua honra, mas ao seu descompromisso com o povo evangélico. Também iremos entrar em contato com o seminário betel e a Igreja Brasil para Cristo. É impossível alguém que não acredite na doutrina cristã ficar subindo em púlpito evangélico. Gostaria de estar na sua presença para falar isso e muito mais, mas não vou gastar gasolina e tempo com tipos como vc. É pessoas como vc que prejudicam o Brasil.

Sem mais

(NOVAMENTE, SEM ASSINAR O TEXTO)

**************************************************

MINHA TERCEIRA E MAIS RECENTE RESPOSTA

Prezado Johnny,

Obrigado por estes e-mails! Todos eles! Me serão muito úteis!

Obrigado por levar meu nome aos jornais do Rio de Janeiro. Isso muito me ajudará a propagar o que penso.

Meu compromisso é com o Evangelho e com a Palavra de Deus Encarnada.

Mas não sou um bibliólatra. Sou adorador do Deus Uno e Trino, apenas.

Os irmãos do Betel e do IBBC conhecem muito bem minha conduta e meu comprometimento com a fé.

Sabem, da mesma maneira, que sou um professor que jamais chegará numa sala de aula com um Pacote Pronto.

Agindo assim, eu desprezaria a capacidade de reflexão dos meus alunos.

Desculpe informá-lo, mas se vc tem mais de 1.000 e-mails, eu tenho mais 70.000.

Vc é aquele tipo de cristão que deveria ter nascido na IDADE MÉDIA e que com certeza, faria parte do Clero que matava os hereges em nome de Deus, tudo em Nome da Sã Doutrina e da Verdadeira Religião. Só que nós não estamos mais na Idade Média, Graças a Deus.

Estamos num momento da História em que toda forma de FUNDAMENTALISMO é simplesmente insuportável.

Estes e-mails abaixo farei questão de enviar ao meu mailing de 70.000 e não apenas 1.000, para que todos vejam que ainda existem inquisidores em nossos dias. Pessoas que usam o Nome de Deus, mas contra Deus. Se sentem os guardiões da sã doutrina, mas seus corações ardem em toda sorte de sentimentos maus. São religiosos por fora e por dentro. Mas piedosos, no máximo com a palavra, nunca com as ações.

Fique em paz, se é que vc conhece o autêntico e genuíno significado desta palavra.

Hoje estarei na formatura dos meus queridos alunos do Betel - Santo André. Por que vc não aparece por lá pra conversarmos olho no olho?

Jefferson

2 comentários:

Paulo Rogério disse...

Paz meu querido irmão, prof. e amigo Jefferson.. até quando pensadores como vc serão criticados dessa maneira.. Pessoas como vc seria amada por essa parte dos "evangélicos" se vc falasse sobre os assuntos dos enlatados gospel que tem por ai... Mas graças a Deus .. vc e alguns tem compromisso com o verdadeiro evangelho de CRISTO. Continue assim meu querido, fazendo o povo que te está ao seu redor a realmente meditar nas palavras do Senhor. Lhe agradeço por tudo que vc me ensinou nesse ´pequeno espaço de tempo em que tivemos aulas.. Fico no aguardo de mto mais ensinamentos. Um grande abraço de seu amigo, irmão e aluno - Paulo Rogério

Anônimo disse...

seus crentes loucos, este tal de jefferson também é um imbecil, obama, pastores, bispos, apóstolos estou farto de tanta hipocrisia, CRESÇAM SEUS FILHOS DA PUTA